segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Dicas de coração - Desapegando de brinquedos e roupas


O Natal já passou, mas o espírito de solidariedade não deve ir embora com ele! Que tal conversar com os pequenos e incentivá-los a doar seus brinquedos e roupas antigas? Como o Papai Noel acabou de deixar presentes incríveis e supernovinhos para eles, esta é a hora perfeita de fazer uma boa ação para crianças que sonham com brinquedos novos! Além de ajudar aqueles que precisam e, desde cedo, plantar o espírito de solidariedade no coração das crianças, você ainda libera um espaçinho em casa!

Então, vamos lá! Aproveite o clima de Natal que certamente ainda está na mente dos pequenos para iniciar a conversa!

Impor que a criança tem que dar para outras crianças o que não usa mais pode criar o efeito inverso ao esperado. O ideal é que a mãe separe um tempo e tome a iniciativa de arrumar seu armário, por exemplo, e peça a ajuda da criança. Quando acabar, convide-a para fazer o mesmo. Uma boa motivação é dizer que a gente doa as coisas antigas para abrir espaço para os brinquedos e roupas novas. Por isso o começo do ano é uma ótima época para incentivar esse tipo de ação já que o pequeno ganhou novos presentes e precisa liberar espaço no armário.

O mesmo pode ser feito com material escolar. Muitas escolas e instituições aceitam doações de livros didáticos, canetas, lápis, cadernos e mochilas.

Você ainda pode incentivar o pequeno a contribuir para a preservação da natureza e reutilizar alguns itens usados no ano anterior que ainda estão em perfeito estado ou precisam apenas de uma pequena recauchutada.

Encape os cadernos, agendas e livros com papel contact transparente. Dessa forma , eles ficarão conservados por mais tempo.

Se sobrarem muitas folhas em branco no caderno do ano anterior, vale a pena retirar as folhas antigas que possuem o conteúdo da matéria, grampreá-las e colocá-las em uma pasta. Para completar a renovação do caderno, você pode colar novos adesivos ou figuras de revistas na capa.

E não esqueça que os pais devem dar o exemplo e separar o que vão doar também. Assim ficará mais fácil para o seu filho adotar essa prática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário