segunda-feira, 16 de junho de 2014

Dicas básicas para ter um relacionamento perfeito com a babá


Você sonha em voltar ao trabalho com tranquilidade, sabendo que seu filho está sendo cuidado por uma pessoa carinhosa, dedicada e calma. Mas teme entrar em conflito com a profissional que ficará responsável pela criança. A seguir, veja as nossas dicas para que a relação entre vocês seja amigável.

Confie na babá

É importante que você tenha segurança em deixar seu filho aos cuidados de alguém. Para que esse laço de confiança exista, seja seletiva na contratação. Escolha uma babá que tenha compatibilidade com o perfil de sua família – para descobrir se há essa similaridade de hábitos, converse com ela e pergunte sobre o que faria em determinadas situações (diante de birra, de falta de apetite da criança, etc). Preste atenção se, ao ouvir a candidata falando, é possível notar que ela tem carinho ao falar de crianças.

Outro cuidado essencial é pedir referências anteriores e checá-las. Em agências de babás, os nomes dos contratantes na carteira de trabalho são procurados e questionados sobre o desempenho da profissional.

Combine detalhes burocráticos

Se você optou por contratar a babá, negocie com ela, logo na primeira conversa, questões trabalhistas: salário, frequência de folgas, horário de entrada e de saída, se haverá vale-transporte e permissão para usar o telefone da casa. Também questione se ela terá disponibilidade para viajar com a família ou dormir por uma noite em sua casa. Formalizar esses combinados pode evitar decepções e atritos futuros. Não se esqueça de respeitar as leis e direitos dos trabalhadores domésticos.

Comunique qual rotina deve ser seguida

Você sabe que é essencial para a saúde do seu filho que uma rotina seja seguida. Portanto, explique à babá detalhes como o horário em que ele deve se alimentar, tirar a soneca, brincar e dormir, por exemplo. Explique a ela qual a pomada é usada para assadura e a quais substâncias a criança é alérgica. A babá pode discordar de algum hábito da família – mesmo assim, deve seguir as práticas dos pais. Esclareça que não cabe a ela modificar as regras, sem comunicar anteriormente.

Tenham contato diário

Diga à babá qual forma de comunicação você prefere: chat online, mensagem de celular, ligação ou e-mail. Também deixe anotado em um papel outros números que possam ser contatados em caso de emergência – pode ser o dos avós ou de sua vizinha, por exemplo.

Mas atenção: não é só em situações extremas que vocês devem conversar. A comunicação precisa ser constante. Todo dia, a babá deve contar aos pais se a criança se comportou de forma estranha, demonstrou falta de apetite ou machucou o joelho no escorregador do parquinho, por exemplo. Os momentos bons também podem ser compartilhados, como o filme que seu filho viu à tarde e adorou. Esse hábito de contato diário, além de beneficiar a criança, é uma forma de resolver possíveis desentendimentos de imediato. A relação de confiança vai se estabelecendo ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário