segunda-feira, 11 de maio de 2015

Dicas de decoração - Faça você mesma um futon


Especialmente preparado para a criança soltar a imaginação e se divertir, o quarto de brincar pode ganhar ares de fantasia com objetos bacanas e funcionais.
E que tal investir nesse cantinho seguindo o método Montessoriano?
O método Montessoriano foi criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori e privilegia a busca direta e pessoal do aprendizado. Para ela o quarto dos pequenos deve ser estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto, de forma que ela circule livremente no seu ambiente explorando as coisas que estão ao seu alcance.

A solução montessoriana é um colchão ou futon no chão, amparado por tapetes e almofadas para que o pequeno não caia involuntariamente. O objetivo principal é que o bebê possa explorar o seu cômodo da forma que lhe convier sem que um adulto esteja sempre presente, contribuindo assim para o seu desenvolvimento intelectual. 

E você mesma pode montar o futon para o quarto de brincar. Veja como é fácil!

Você vai precisar de:

-Tecidos diferentes
-Linha de algodão
-Agulha grande e bem fina
-Enchimento de fibra siliconada

Para começar a confeccionar o futon você vai precisar de diversos cortes de tecido, não muito grandes, dependendo do tamanho que quiser dar à peça.
Você deve criar uma almofada quadrada, de preferência, em tamanho médio de 50 X 35 centímetros, com aproximadamente 12 centímetros de altura, cujo enchimento seja de fibra siliconada, que deixa o futon mais confortável.

Agora, com a linha e a agulha, costure toda a borda da almofada, juntando também o enchimento, faça isso em toda a almofada.
Os pontos não podem ser miúdos, é melhor que sejam entre 3 e 5 centímetros entre um e outro, fazendo com que todos estejam bem apertados, para que fixe bem o tecido ao enchimento.

Uma dica importante é não encher muito a almofada, senão fica mais difícil de fazer as demais partes do futon.
Agora, o que dá a verdadeira cara de futon à almofada são os pontos que devem ser dados no meio deles, como se fossem divisões. Para isso, divida mais ou menos a almofada em partes, como num bolo, e em cada junção, faça um ponto, prendendo o tecido ao enchimento, bem forte, para que fique afundado.

Se quiser melhorar ainda mais seu futon, em cada ponto desse pregue um pedaço do próprio tecido ou de outra cor combinando com o tecido da almofada, fica muito bonito e dá charme à peça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário