segunda-feira, 14 de julho de 2014

Como escolher o transporte escolar


Diante da rotina atarefada de pais que trabalham, cuidam da casa, estudam e reservam um espaço na agenda para a prática de esporte e lazer, fica cada vez mais complicado deixar e pegar os filhos na escola, sem falar do transito caótico que ocupa parte do dia em que outras coisas poderiam ser resolvidas.
É por conta disso que os transportes escolares são solicitados por muitos pais, que normalmente, recorrem à escola e à indicação de outros pais para escolher a melhor opção.
Mas, você sabe como identificar se o transporte escolar, seja ele van ou ônibus da própria escola, é seguro? Então, leia as próximas linhas para descobrir e não mais se preocupar.

  • A Secretaria Municipal de Transportes do RJ ( isso vale para as demais cidades do país) recomenda que os pais e responsáveis contratem apenas o transporte escolar cadastrado e regulamentado pela prefeitura, que fornece  consulta online ou por telefone.
  • É importante fazer uma consulta ao órgão responsável para saber se o veículos e o condutor estão regulares.
  • Para identificar um veículo cadastrado, os pais devem checar, no certificado de vistoria, localizado no para-brisa dianteiro, se o transporte foi vistoriado recentemente e, na dúvida, basta consultar o site da prefeitura. Devem conferir, também, se o transportador possui um monitor para auxiliar as crianças. O veículo deve ter pintura de faixa horizontal de 40 centímetros na cor amarela, nas laterais e na parte traseira, contendo a palavra “escolar” na cor preta e o número de ordem de registro na secretaria de transportes, placa na cor vermelha.
  • O veículo precisa ter, ainda, seguro contra acidentes. Já o condutor deve ter idade superior a 21 anos e com habilitação na categoria “D”.
  • Os pais também podem verificar a limpeza do veículo e checar se os cintos de segurança estão em condições adequada.
  • Além da indicação dos pais, outra maneira de obter dicas sobre empresas de transporte escolar é junto às instituições de ensino. Algumas oferecem ônibus próprio e, nesse caso, a preocupação é menor.
  • É fundamental sempre fechar contrato por escrito, mantendo uma cópia para eliminar dúvidas futuras. É também preciso verificar se existe uma empatia entre o transportador e a família e checar o itinerário que o transportador irá fazer, os horários para a chegada e a saída da escola, para que o pequeno não perca o transporte e também não passe muito tempo em transito no veículo. Sem falar que é necessário anotar os telefones e endereço do transportador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário