segunda-feira, 2 de março de 2015

Dicas de decoração - banheiro

 Poucas crianças gostam da hora de ir para o banho. E qual a solução para tornar esse momento mais atrativo para os pequenos? Tornar o banheiro parte da brincadeira! - E isso vai além do velho e cansativo patinho de borracha.



 Antes de começar a pensar em tema, cores, brinquedos, e outras coisas, a primeira coisa a ser feita é tornar o banheiro acessível para seu filho. Isso mesmo, fazer com que ali dentro ele seja independente, e não precise ficar pedindo tudo para um adulto. Ele precisa conseguir apanhar qualquer coisa que seja necessária. A solução para isso é incluir degraus, tanto em frente à pia, para que a criança alcance o espelho e as torneiras, como também no chuveiro, para que ela própria alcance os comandos.



Em frente a pia, um simples banquinho pode dar conta do recado satisfatoriamente. Já para a área do chuveiro, por se tratar de uma área escorregadia, a melhor solução é um deck de madeira, que facilita o escoamento da água, e também pode ser removido do local quando a criança estiver maior.


O próximo passo é tornar o banheiro visualmente atrativo. Como crianças crescem rapidamente e mudam de gosto com a mesma velocidade, o ideal é incluir acessórios com os temas e cores preferidos do seu filho: moldura do espelho, cortina do box, apliques sobre o azulejo, toalhas, cesto para roupas sujas e brinquedos, gabinete. São itens que podem ser trocados mais facilmente depois de um tempo, conforme a mudança de preferência das crianças.


Nas louças, pisos e azulejos, dê preferência para tons neutros, já que são peças mais caras e cuja troca demandaria uma verba grande. Nos locais onde não houver azulejo, você também pode abusar da criatividade na pintura das paredes. Use tons alegres, vivos, que deixem a criança animada por estar no banheiro. Adesivos e apliques também são bem vindos.


Organização é um item super importante no aprendizado das crianças. Quando for decorar o banheiro delas, lembre-se de colocar um organizador de objetos em um local fácil de encontrar e numa altura acessível ao tamanho deles. Pias com prateleiras abertas, um local para armazenar os brinquedos de banho , cestas para produtos de higiene pessoal e copos para colocar escova e pastas de dentes vão  ajudar a criança a manter o banheiro limpo e arrumado.


Envolva seu filho durante o processo de reforma, não apenas na escolha das cores e acessórios, mas também na mão de obra. Na hora da decoração, da pintura, de colar os adesivos e apliques, faça com que ele participe. A criança vai gostar muito mais de utilizar um ambiente que ela própria ajudou a construir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário