segunda-feira, 30 de junho de 2014

Cuidado com as viroses



Muito comuns durante todo o ano, especialmente no outono e inverno, as viroses respiratórias, como os resfriados, e as intestinais, sobretudo o Rotavírus, atingem bebês e crianças e deixam pais e mães preocupados. Os pequeninos são os mais afetados por esse tipo de enfermidade, já que ainda estão passando pelo processo de formação do sistema imunológico, responsável pela defesa do corpo. O médico Francisco José Silva Maia, pediatra da Escola Paulista de Medicina/UNIFES, explica que em ambientes de confinamento, como escolas, creches e berçários, as crianças ficam mais expostas a esses tipos de doenças, pois há uma maior circulação de vírus.
Outro fator agravante é que os pequenos ainda não possuem as noções básicas de higiene, o que facilita o contágio das viroses:
- As crianças corriqueiramente levam a mão à boca sem lavá-la, espirram sem proteger o nariz e ingerem alimentos caídos no chão, facilitando o contágio e a transmissão dessas enfermidades.
Geralmente, os sintomas dos resfriados são tosse, coriza de cor clara, congestão nasal e febre, podendo desaparecer naturalmente em poucos dias.

Também são bastante comuns as viroses que atingem o trato intestinal, como o Rotavírus, que possui esse nome por ter um formato similar a uma roda de carroça. O contágio dessa enfermidade ocorre pelas vias aéreas superiores, ou seja, boca e nariz, e os sintomas são desconforto abdominal, vômitos, febre e diarreia.

Em crianças que ainda não falam, o diagnóstico dessas enfermidades é mais complicado. O especialista comenta que, em casos como esse, os pais são os grandes aliados no processo de identificação de problemas de saúde, devendo ficar atentos ao comportamento das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário